terça-feira, 23 de novembro de 2010

Angel food cake X Devil's food cake






A culinária americana me encanta também pelo aspecto lúdico. A começar pelos bolos mais tradicionais: Angel food cake (bolo de comida dos anjos) e Devil's food cake (bolo de comida do diabo). A partir deles tem origem toda a variedade de bolos e tortas que encantam por gerações. As primeiras receitas de Angel Food aparecem nos livros de culinária do sécúlo 19. É um bolo bem branquinho, muito leve, sem fermento, feito com muitas claras batidas em neve, açúcar, farinha de trigo e extrato de baunilha. São as claras que dão a famosa textura aerada ou "esponjosa" (sponge, no inglês). São bolos muito leves, leves como uma nuvem. Um presente dos Céus! O silver cake e o snow-drift ("levado pela neve") são duas de suas derivações.
Já o Devil's Food Cake aparece mais tarde, no século 20, como um invenção dos norte-americanos. O ingrediente mágico dele é o acréscimo do chocolate na massa. Antes dele, todos os bolos eram brancos e o chocolate era permitido apenas na cobertura. Hoje, todo bolo, muffin ou bicoito feito de chocolate pode ser chamado de Devil's Food. Deriva dele o famoso Red Devil's Food Cake (bolo feito com a comida do diabo vermelho), com uma cor marrom-avermelhada, oriunda da mistura do cacau em pó com o bicarbonato de sódio. São tipicos do período pós-Segunda Guerra Mundial. Eles também têm mais ingredientes em relação ao Angel Food Cake: claras e gemas são acrescentadas à massa e podem ganhar a nobre companhia da manteiga. A versão angelical, jamais contém gordura! Portanto, os cupcakes Red Velvet e Blue Velvet são versões do Devil's Food Cake.
Doces tentações do Diabo...
Agora, me diga, na culinária, você está mais inclinada para os anjos ou demônios? Eu, confesso, estou na dúvida ainda. Que diferença faz para uma simples mortal? Afinal, já vivo no pecado da gula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário